Rafael Costa


Ator, diretor teatral, psicanalista, supervisor clínico-artístico, doutorando em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-SP) e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (2013), onde também fez graduação em Psicologia (2010). É autor do livro A PSICANÁLISE COMO ELA É… pelo buraco da fechadura (Editora Patuá, 2021), diretor do Grupo Aberto de Teatro (grupo formado por pacientes-artistas e terapeutas-artistas do Hospital-Dia A CASA) e fundador da 3C – Plataforma de Pesquisa, Criação e Produção Cultural Antimanicomial.


Formação:

[2022– atual]

Doutorado em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, São Paulo/SP.

[2016-2017]

Curso técnico/profissionalizante em Atuação/Humor. SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, São Paulo/SP.

[2011-2013]

Mestrado em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Psicologia da Universidade Federal de Uberlândia, IPUFU, Uberlândia/MG.

[2005-2010] 

Graduação em Psicologia (formação de psicólogo, bacharelado e licenciatura) na Universidade Federal de Uberlândia, UFU, – Uberlândia/MG.

Rafael Costa

[Catalão – GO, 1987]

Ator, diretor teatral, psicólogo, psicanalista, supervisor clínico-artístico, doutorando em Artes pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-SP) e Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia (2013), onde também fez graduação em Psicologia (2010). 

É autor do livro A PSICANÁLISE COMO ELA É… pelo buraco da fechadura (Editora Patuá, 2021) e diretor do Grupo Aberto de Teatro (grupo formado por pacientes-artistas e terapeutas-artistas do Hospital-Dia A CASA).

Em 2017 funda a 3C – Plataforma de Pesquisa, Criação e Produção Cultural Antimanicomial por onde desenvolve criações artísticas e os projetos:  NUnCA – Núcleo de Criação Antimanicomial -, coletivo formado por pessoas com experiência com a Loucura (emparceria com o Centro Cultural São Paulo – CCSP); Sala Azul, espaço continuado de formação em  Arte e Saúde Mental, e a Ciranda Nacional de Teatro e Saúde Mental composta de coletivos de todo o país, os dois últimos em parceria com a Plataforma Saúde em Cena (Juliana Saúde Barreto – Belo Horizonte/MG), 

Em 2024 recebeu o Prêmio Diversidade Cultural – Agente Cultura Viva de Saúde Mental por São Paulo e participou do Festival Dei Matti em Veneza/Itália como um dos representantes brasileiros da atual cena artística antimanicomial. Em 2022 realizou a Ocupação 3C no Centro Cultural São Paulo – CCSP, composta por suas performances autorais que compõem a Trilogia Sobre a Impotência e seus Desaforos.

Junto ao Grupo Aberto de Teatro já foi contemplado por editais públicos para a realização dos seguintes projetos: Criações do Inqomum (ProAC No 31/2018) e Fruições Aldir Blanc (I Edital do Prêmio Aldir Blanc de Apoio a Cultura para a Cidade de São Paulo). 

​No campo da dança, está desde 2018 como interlocutor conceitual e artístico do Núcleo EntreTanto, dirigido por Wellington Duarte, tendo realizado até o momento os projetos:  Situação de Atrito: Uma Coisa Muda (24ª Edição do Fomento à Dança), Óbvio Subterrâneo (28ª Edição do Fomento à Dança), Bando Manifesta (32ª Edição do Fomento à Dança) e Plataforma das Colisões (36ª Edição do Fomento à Dança). 

No teatro dirigiu os espetáculos e performances: Manifesto Paciente (2023), Zoompresa (2021) e Qomum (2019) com o Grupo Aberto de Teatro; Assento (2022, 2024), Aos Entes (2022), Observar-se Pedras (2019, 2021, 2022) e Absurdas (2019) pela 3C; Casa Breve é o Corpo (2020) com o Núcleo de Pesquisa e Criação Sapos e Afogados; Pior Não Fica: Leitura dramática – crônicas de Voltaire de Souza (2018) com a Cia os Zzzlots; e Noson (2017) com a turma Gestos da Escola Recriarte.

Como assistente de direção participou das montagens: Com os Bolsos Cheios de Pão (2022), Dir. Vinícius Torres Machado, Cia Cisco; Andai, Duck! (2018), Dir. Sergio Zlotnic, Cia os Zzzlots; Revoltar (2018), Dir. Vinícius Torres Machado, Cia Livre; Bruxa Morgana contra o infalível senhor do tempo (2018), Dir. Suzan Damasceno, Teatro Grafitti; Você só precisa saber da piscina (2017), Dir. Tel Lenna, Companhia DeSúbito.

Atuou e/ou performou nos trabalhos: Vaca, Dir. Bruna Betito, Al borde; Manifesto Paciente, Dir. Rafael Costa, Grupo Aberto de Teatro; Qomum, Dir. Rafael Costa, Grupo Aberto de Teatro; Aos Entes, Dir. Rafael Costa, 3C; Observar-se Pedras, Dir. Rafael Costa, 3C; Absurda, Dir. Rafael Costa, 3C; REAÇÃO – Onde Temos Colocado Nossos Corações?, Dir. Fabiana Monsalú, CompanhiaDaNãoFicção; Odisseia na cozinha – Um manual para a sobrevivência, Dir. Fabiana Monsalú, Companhiadanãoficção; Andai, Duck!, Dir. Sergio Zlotnic, Cia os Zzzlots; A gente se conhece, Dir. Marina Miguel , ECA-USP; Isso, Dir. Vinícius Torres Machado, Coletivo PlataformaDois; Herméticos ou Ahistóriadeumcasalquenuncasecruza, Dir. Bárbara Lamounier; Ani tne pres e Instalação IV – DENTRO, Dir. Vinícius Torres Machado, Coletivo PlataformaDois; O Desconhecido, Dir. Carlos Ribeiro, Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos; Berenice Morre, Dir. Sérgio Zlotnic, Cia Os Zzzlots; Neverland ou As (In)existentes Faixas de Gaza, Dir. Evill Rebouças, Cia. Artehúmus de Teatro; A Publicação do Pecado, Dir. Ribamar Ribeiro, Grupo Di-Ferente; O Pediatra, Dir. Susi Feoli, Grupo Di-Ferente.

No audiovisual foi um dos diretores do documentário Doc.Zoompresa (2021); atuou nos curtas: O Espírito do Pesar (2015), Dir. Ricardo Terto, Histórias de Amor em São Paulo (2016), Dir. Ulrika Malmgren e Matthew Allen, Co.Labor.Ativa. A Economia de Cardumes Utópicos (2016), Dir. Fernanda D’Angelo, Estatística (2017), Dir. Pedro Henrique; atuou na série FERAS com direção de Teo Poppovic [MTV Brasil, 2019]; e fez voz off para o filme A voz do Silêncio Dir. André Ristum [Netflix, 2018]. 

Realiza consultorias, colaborações artísticas, clínicas e interlocuções em processos criativos: mediação artística-psicanalítica em A Bailarina Fantasma do Plataforma Estúdio de Produção Cultural; consultoria em Psicanálise em Aqui tem vida demais do Coletivo Casca; diálogo artístico-clínico em Verter Abismo (2023) de Isis Andreatta; interlocuções clínico-artística na construção do livro Submersa: 20 anos entre Sapos e Afogados (2023) de Juliana Saúde Barreto.

No campo da saúde, além do trabalho clínico em consultório particular, trabalhou com acompanhamento terapêutico; intervenções junto a populações em situação de risco e com uso e abuso de álcool e outras drogas [política de Redução de Danos]; e Centros de Atenção Psicossocial [CAPS] de São Paulo e Minas Gerais. 

Como docente já esteve como professor substituto na Universidade Federal de Goiás – Regional Catalão (atual Universidade Federal de Catalão – UFCAT/GO), professor/supervisor do curso de ‘Formação na Clínica das Psicoses e Psicopatologias Contemporâneas’ do Instituto A CASA (São Paulo/SP), além de ministrar aulas e cursos de curta duração junto a instituições de ensino e pós-graduação.

ESBOÇO – 2025 – São Paulo/SP – Foto: Keiny Andrade
ESBOÇO – 2025 – São Paulo/SP – Foto: Keiny Andrade
ESBOÇO – 2025 – Sesc Ipiranga – Foto: Keiny Andrade
Esboço – abertura de processo – São Paulo – 2024 – Foto Keiny Andrade
VACA – Al Borde – São Paulo/SP
Mesa de abertura do Festival Dei Matti – Veneza/Itália
Foto Gabriel Guarany – São Paulo – 2020
Foto Diego Fernando Mesquita
Assento – CCSP – 2022
Manifesto Paciente – Oficina Cultural Oswald de Andrade – 2022 – Foto Felipe Stuck
Manifesto Paciente – Oficina Cultural Oswald de Andrade – 2022 – Foto Felipe Stuck
Manifesto Paciente – FETESP – 2023 – Foto João Maria Silva Junior
observar-se pedras CCSP – 2022 – foto Pamela Ammy
KONSTITUICAO EM SEGUNDA INSTANCIA – SAO PAULO_SP – 2019
Paisagens de Passagem – Galeria Olido – Foto Keiny Andrade
Paisagens de Passagem – São Paulo – 2019
Foto Keiny Andrade – São Paulo – 2019
Reação: onde temos colocado nossos corações – Companhiadanãoficção – 2018 – São Paulo
Qomum – Oficina Cultural Oswald de Andrade – Foto Diana
Hospital-Dia A CASA – São Paulo – 2018
ABSURDAS – Teatro Sérgio Cardoso – 2019 – Foto Amanda Amaral
A gente se conhece – ECA/USP – 2017
Foto Konsthjort – São Paulo – 2017
Foto Konsthjort – São Paulo – 2017
Foto Helio Beltranio – São Paulo – 2017
Andai Duck – Teatro Sérgio Cardoso – 2018
Berenice Morre – Cia Os Zzzlots – São Paulo – 2016
Foto Fernanda D’Angelo
SP Escola de Teatro – 2017
SP Escola de Teatro – 2017
SP Escola de Teatro – 2017
SP Escola de Teatro – 2016 – Andre Stefano
O desconhecido – Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos – 2016
O desconhecido – Quadrilha de Teatro Notívagos Burlescos – 2016
O espírito do pesar – São Paulo – 2015
Foto Tereza Radhakrisna Steill – Catalão/GO – 2015
Foto Tereza Radhakrisna Steill – Catalão/GO – 2015
O Pediatra – Uberlândia/MG – 2013