Projeto aprovado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo que consistiu na realização de um Ciclo de Estudos teórico-práticos com artistas que atuam na imbricação entre arte e loucura, a saber, Elisa Band, Luis Ferron e Vitor Pordeus; na criação de uma performance inédita intitulada QOMUM e na publicação de um caderno de criação coletiva digital.
Além dos encontros com os artistas convidados foram realizados diálogos, via mesas redondas e\ou rodas de conversas, em diversos pontos da cidade de São Paulo tais como rede de saúde mental, espaços culturais e espaços públicos urbanos. A publicação do caderno de criação pode ser acessada online através do link: https://qadernoqomum.hotglue.me
QOMUM é um depoimento cênico sobre a subversão da funcionalidade das coisas, das pessoas e dos imaginários. Tem a lei e a ordem como principal materialidade e a criação de novas composições de sentidos de si e da realidade como finalidade distópica.
QOMUM é uma auto ficção comunitária. Um fechamento e uma abertura. É sobre não ser apenas morte. Sobre criação de possíveis a partir do que está dado como certo. Uma natureza inventada como tantas. Sobre ser vida. Sobre compôr para não desabar.
QOMUM teve como disparador a vida e a obra de Qorpo Santo, dramaturgo brasileiro oitocentista que teve sua trajetória marcada pelos protocolos psiquiátricos da época.
A performance foi apresentada na programção e parceria com a Oficina Cultural Oswald de Andrade no bairro do Bom Retiro, no CAPS II M’Boi Mirim no Jardim Riviera e no CAISM na Vila Mariana.
Sinopse:
Ação coletiva sobre desestruturar o afirmado através da permanente recomposição dos elementos palpáveis que o sustentam. Uma subversão da funcionalidade das coisas, das pessoas e dos imaginários. Tem a lei e a ordem como principal materialidade e a criação de novas composições de sentidos de si e da realidade como finalidade distópica.
Artistas criadores:
Eduardo Toscano, Érica Rocha, Fernando Ramos, Flávio Pormorski Lorente, Francisco Lira, Juliana Eloys, Isis Andreatta, Liane Matsumoto, Luciana Bomfim, Pérsio , Rafael Costa, Renata Barros Domingues.
