
O novo projeto clínico-artístico idealizado pela 3C – Plataforma de Pesquisa, Criação e Produção Cultural Antimanicomial e pelo artista e psicanalista Rafael Costa, em parceria com a atriz e educadora Giulia Fontes Gadel e a Alíngua intitulado MULUNGU: CUIDE DOS NERVOS, acontecerá em parceria com o Sesc Pompeia, em São Paulo/SP, e abre inscrições gratuitas para mini-curso e oficina a partir dessa semana.

Mini-curso
Experiência clínico-artística para a criação da performance antimanicomial inédita: Mulungu – cuide dos nervos. Durante os encontros criaremos uma intervenção artística para o tratamento dos afetos, um espaço de cuidado através da Arte.
Mini-curso com 8 encontros:
De 02/09 a 18/09
Terças e quintas – das 19h às 21h
Sábado – das 10h30 às 12h30
Oficina-performance
Improvisos e experimentações com Objetos Relacionais – concebidos para serem vestidos, manipulados ou experienciados de diferentes formas, estimulando uma vivência sensorial e subjetiva a partir da pergunta-mote: “Como cuidar dos nervos?”. Nesta oficina-performance antimanicomial, o coletivo participante do mini-curso, a partir de um tabuleiro-instalação, convida o público para vivenciar relações coreográficas com objetos criados pela técnica do Freedom Crochê. Inspirada no chá de mulungu – planta medicinal conhecida por seus efeitos calmantes e ansiolíticos –, a proposta evoca pausas, trocas e a possibilidade de abrir, de modo coletivo, uma criação sensível.
20/09/2025 – 11h e 15h
21/09/2025 – 15h
Duração: 60 minutos
Público participante
O minicurso é aberto a todas as pessoas, de todas as idades, interessadas na interface entre Arte e Saúde – seja por experiências pessoais ou profissionais. Pela pesquisa continuada de seus idealizadores, há total abertura para a participação de pessoas com deficiências e/ou com experiência com a Loucura (usuários da rede pública de saúde mental, hospital-dia, pessoas que já passaram por internação psiquiátrica ou que se autoafirmam com experiência com a Loucura).
Incrições
Para se inscrever acesse: https://www.sescsp.org.br/programacao/mulungu-cuide-dos-nervos/
Rafael Costa
Ator, diretor teatral, psicanalista, supervisor clínico-artístico, doutorando em Artes pela UNESP-SP e Mestre em Psicologia pela UFU-MG, onde também se graduou em Psicologia. Em 2017, fundou a 3C – Plataforma de Pesquisa, Criação e Produção Cultural Antimanicomial, por onde desenvolve, além de criações artísticas, os projetos: NUnCA – Núcleo de Criação Antimanicomial (em parceria com o Centro Cultural São Paulo – CCSP), Sala Azul e Ciranda Nacional de Teatro e Saúde Mental (em parceria com a Plataforma Saúde em Cena, Belo Horizonte-MG). É diretor do Grupo Aberto de Teatro do Instituto A CASA (São Paulo-SP) e autor do livro A psicanálise como ela é… pelo buraco da fechadura (Ed. Patuá).
Giulia Fontes Gadel
Atriz, produtora e educadora, formada pelo Centro de Pesquisa Teatral (CPT), dirigido por Antunes Filho, e bacharel em Teatro pela Escola Superior de Artes Célia Helena. Atualmente, leciona teatro e expressão corporal na Clínica Abreh para crianças neurodivergentes e cocoordena a empresa Alíngua, especializada em consultoria e coordenação de educativos para exposições de arte, com foco em acessibilidade e inclusão.

