
Em 2023 o Brasil foi considerado o país com a maior prevalência de transtornos de ansiedade do mundo. (BBC Brasil, 27 de fevereiro de 2023). Esta constatação que assola diretamente o nosso cotidiano é comumente pensada no âmbito da saúde: psicofármacos, atendimentos em saúde mental e promoção de melhoria da qualidade de vida. MULUNGU: CUIDE DOS NERVOS é um projeto que busca “tratar” desta problemática pela via da cultura.
Como projeto clínico-artístico antimanicomial a linguagem da performance é aqui utilizada como um instrumento de intervenção relacional, na qual não se é apresentado uma resposta ou saída única a ser seguida, mas sim, uma possibilidade de experienciar a busca coletiva de cuidados e de sentidos para as questões que nos afetam tanto no âmbito pessoal quanto no público.
A experiência clínico-artística começa com a realização de um minicurso aberto para todas as pessoas, de todas as idades. Pela pesquisa continuada de seus idealizadores, marcamos total abertura para a participação de pessoas com deficiências e/ou com experiência com a Loucura (usuários da rede pública de saúde mental, hospital-dia, pessoas que já passaram por internação psiquiátrica ou que se auto afirmam com experiência com a Loucura), além de pessoas interessadas pela interface Arte e Saúde, seja por experiências pessoais ou profissionais. Durante os encontros criamos com esse coletivo diverso de pessoas a oficina-performance MULUNGU: CUIDE DOS NERVOS. Uma intervenção artística para o tratamento dos afetos, um espaço de cuidado através da Arte, que convida o público a se relacionar coreograficamente com os freedoms – objetos relacionais feitos de crochê.
Sinopse:
Improvisos e experimentações com freedoms – objetos relacionais de crochê – concebidos para serem vestidos, manipulados ou experienciados de diferentes formas, estimulando uma vivência sensorial e subjetiva a partir da pergunta: “Como cuidar dos nervos?”
Ficha técnica:
Idealização: Rafael Costa | 3C – Plataforma de Pesquisa Criação e Produção Cultural Antimanicomial
Direção clínico-artística: Rafael Costa e Giulia Fontes Gadel
Trilha Sonora: Paola Ribeiro com colaboração de Igor Souza
Performers-criadores no Sesc Pompeia (set/2025): Angela Adriana, Anna Oliveira, Erica Knapp, Felipe Pessoa, Franz Galvan, Joana Mocarzel, Mari Simeone, Rafael Pavan e Maury Russo.
Freedoms de crochê: Rafael Costa
Identidade Visual: Giulia Fontes Gadel
Foto: Felipe Stucchi
Vídeo: Rodrigo Alarcon
Produção: 3C – Plataforma de Pesquisa Criação e Produção Cultural Antimanicomial + alingua – educativo e acessibilidade


MULUNGU: CUIDE DOS NERVOS é um projeto clínico-artístico antimanicomial idealizado pelo artista e psicanalista Rafael Costa, fundador da 3C – Plataforma de Pesquisa, Criação e Produção Cultural Antimanicomial, em parceria com a atriz e educadora Giulia Fontes Gadel, coordenadora da alingua educativo e acessibilidade.















