Inscrições | NunCA – Núcleo de Criação Antimanicomial

O NunCA – Núcleo de Criação Antimanicomial é um projeto clínico-artístico idealizado pela 3C – Plataforma de Pesquisa, Criação E Produção Cultural Antimanicomial – coordenado pelo artista e psicanalista Rafael Costa. O projeto tem o propósito de ser um espaço permanente de investigação, criação e intervenção social, via criações antimanicomiais, junto a pessoas com experiência com a Loucura.

O NunCA nasceu em 2024 pelo desejo dos participantes da oficina-performance ASSENTO, realizada no Centro Cultural São Paulo – CCSP –, que passaram a se reconhecer como um coletivo. É com o comprometimento em dar sustentação a este desejo, bem como marcar a força do movimento antimanicomial nacional em investigações tanto clínicas quanto artísticas, que o NunCA aposta na investigação estética como via de intervenção social.

De abril a setembro de 2025 a 3C em parceria com a Supervisão de Ação Cultural do Centro Cultural São Paulo – CCSP –  propõe o NunCA como uma oficina antimanicomial, clínico-artística, aberta e gratuita para toda a comunidade. O projeto prevê a criação e compartilhamento de uma ação artística inédita a ser realizada nas dependências do CCSP. 

Formulário de inscrição

Sobre Rafael Costa

Ator, diretor teatral, psicanalista, supervisor clínico-artístico, doutorando em Artes pela UNESP-SP e Mestre em Psicologia pela UFU-MG, onde também fez graduação em Psicologia. É autor do livro A PSICANÁLISE COMO ELA É… pelo buraco da fechadura (Ed. Patuá) e diretor do GRUPO ABERTO DE TEATRO do Instituto A CASA (SP). Em 2017 funda a 3C – Plataforma de Pesquisa, Criação e Produção Cultural Antimanicomial, por onde desenvolve criações artísticas autorais e os projetos: NUnCA – Núcleo de Criação Antimanicomial -, coletivo formado por pessoas com experiência com a Loucura; SALA AZUL, espaço continuado de formação em  Arte e Saúde Mental; e a CIRANDA NACIONAL DE TEATRO E SAÚDE MENTAL composta de coletivos teatrais de todo o país; os dois últimos em parceria com a Plataforma Saúde em Cena (Juliana Saúde Barreto – BH/MG).

Em 2024 recebeu o Prêmio Diversidade Cultural – Agente Cultura Viva de Saúde Mental por São Paulo – e participou do FESTIVAL DEI MATTI em Veneza/Itália como um dos representantes brasileiros da atual cena artística antimanicomial. Por conta de sua dupla formação, além de atendimento clínico e supervisão como psicanalista no consultório particular, realiza acompanhamento de processos artísticos, curadoria, elaboração e supervisão clínico-artística de projetos.