INSCRIÇÃO SALA AZUL – Módulo 2: Nomeações: Do diagnóstico ao acolhimento e criações em saúde mental

A SALA AZUL abre as inscrições para o segundo módulo da Temporada 2025, Arte e Saúde Mental. Com o propósito de ser um espaço plural, aberto a diferença, com número limitado de participantes e com encontros ministrados por profissionais de todo o país o Módulo 2 Nomeações: Do diagnóstico ao acolhimento e criações em saúde mental é composto das seguintes aulas:

14/04: aula 1 _  Psicanálise, Oficinas terapêuticas e a Postura Interrogante-Interpretante: Maria Lúcia Castilha Romera – Uberlândia/MG.

Psicóloga; Psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo SBPSP-IPA; Graduação e Mestrado pela PUCCAMP; Especialista em Psicologia Clínica-residência grupos e psicose ; Doutoramento pela USP; Pós-Doc pelo Centro de Estudos da Teoria dos Campos CETEC-PUCSP; Membro Fundador do Núcleo de Psicanálise de Uberlândia e Região NPU; Professora  (1979-2012) da Universidade Federal de Uberlândia – IPUFU ; Coordenadora: da equipe e estagiários do Projeto no Ambulatório de Pré-natal HC/UFU (sala de espera); do Projeto Oficinas Terapêuticas com pacientes psicóticos na Clínica Psicológica da UFU;  dos Cursos de Especialização em Clínica Psicanalítica – IPUFU 2000 e 2002;  da Comissão Interinstitucional (UFU – EDUFU – SBPSP) para publicação da Trilogia  “Psicanálise em Perspectiva”( Livros publicados – impresso e online); Publicações em Revistas e Coletâneas. Atende em consultório: Clínica Psicanalítica de adolescentes , adultos, supervisões e grupo de estudos.

28/04: aula 2 _ Freud cidadão: a organização e a criação de uma clínica: Adriana Vitta – BH  

Psicóloga, psicanalista, Mestre em teoria psicanalítica pela UFMG e Diretora clínica do Freud Cidadão – Centro de Atenção Psíquica.

05/05: aula 3 _ Da psicopatologia para a paixão da criação:  Musso Greco – BH

Psiquiatra e psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, coordenador da Rede de Psicanálise Aplicada da Federação Americana de Psicanálise de Orientação lacaniana, mestre em Psicologia pela UFMG, doutor em Ciências da Saúde pela UFMG, coordenador do projeto Desembola na Ideia, autor dos livros Orates – contos clínicos (2013) , Galinhada (2022) e Uma história entre o eu e aterra (2022), organizador dos livros Fazer Caput (2018), Desembola na Ideia: Arte e Psicanálise implicadas na vulnerabilidade juvenil (2020) – finalista do Prêmio Jabuti 2021 – e Do infinito de fora ao ínfimo de dentro : Psicanálise e Prática Institucional (2022), curador das exposições de arte O olho pesca (1995) e De.sem.bo.la (2022).

12/05: aula 4 _ Espaço Aberto ao Tempo: criação e cuidado: Lula Wanderley – RJ 

Artista visual, terapeuta e pesquisador. Em Recife, colaborou, como artista gráfico, com jornais e revistas e fez experiência com a poesia experimental. Participou da cena musical de Recife da década de 70, criando, com amigos, o coletivo de experiências poéticas/musicais Nuvem 33. No Rio, desde 1976, colaborou com Nise da Silveira, trabalhando na Casa das Palmeiras e no Museu de Imagens do Inconsciente. Colaborou, também, com Lygia Clark nas pesquisas sobre arte/corpo e sofrimento psíquico. Criou o Espaço Aberto ao Tempo, um núcleo de clinica e pesquisa sobre a arte e cuidado ao sofrimento psíquico. Escreveu ( editora Rocco) o livro “O Dragão Pousou no Espaço: arte contemporânea, sofrimento psíquico e o Objeto Relacional de Lygia Clark” e, pela Edições n-1, “No silêncio que as palavras guardam: o sofrimento psíquicos, Objeto Relacional de Lygia Clark e as paixões do corpo.

SOBRE O FORMATO E HORÁRIO DAS AULAS:

As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, online (via teams), das 20:00 às 21:30 horas.

INVESTIMENTO:

R$ 400,00

PROGRAMA DE AÇÃO AFIRMATIVA:

15% das vagas serão destinadas ao programa de ação afirmativa, isto é, programa de bolsas para estudantes e/ou profissionais negros, indígenas, pertencentes a comunidade LGBTQIA+ ou pessoas que se nomeiam a partir da sua experiência com a Loucura e que não conseguem por qualquer motivo arcar com o investimento do módulo. 

Se você se localiza em um desses grupos e está neste contexto, entre em contato por email e coloque no assunto – PROGRAMA DE AÇÃO AFIRMATIVA.

INSCRIÇÃO: 

De 17 de março à 09 de abril, ou até o preenchimento das 25 vagas disponibilizadas, pelo WhatsApp 31 998737325 (Juliana Saúde Barreto).

SALA AZUL é um espaço continuado de formação em Arte e Saúde Mental afetivamente pensado por Juliana Saúde Barreto e Rafael Costa a partir de suas trajetórias de cuidado e criação no campo da Saúde Mental. Através de cursos, supervisão, curadoria, elaboração e acompanhamento de projetos o nosso compromisso é com a transmissão dos saberes necessários para sustentar ações clínicas, artísticas e antimanicomiais. 
SALA AZUL  é um projeto da Plataforma Saúde em Cena e da 3C: Plataforma de pesquisa, criação e produção cultural antimanicomial.