AOS ENTES é uma performance que investiga a melancolia como padecimento afetivo que nos aprisiona na sombra do que perdemos e nos bloqueia qualquer imaginação pessoal ou política.
Após a morte de um ente querido o luto e a melancolia se impõe como possibilidades tanto de elaboração quanto de padecimento da dor. É no encontro da narrativa fantástica original de um solitário domador de peixes que busca finalizar a coreografia junto ao seu finado animal, com os saberes psicanalíticos, poéticos e filosóficos sobre a nossa relação com a Morte e a estrutura trágica do teatro grego ‘Édipo Rei’ e “Antígona” de Sófocles que a melancolia é transformada em afeto compartilhado com público.
Segunda obra da Trilogia “sobre a impotência e seus desaforos” criada pelo ator, diretor e psicanalista Rafael Costa, esta performance foi desenvolvida em parceria com o produtor cultural Fernando Gimenes e a psicanalista Roberta Augusta Paravidini.
Sinopse
AOS ENTES elabora esteticamente o caminho traçado pela melancolia após a morte de um ente querido. O trabalho atualiza o encontro da narrativa fantástica de um domador de peixes que busca finalizar a coreografia junto ao seu finado animal (José Miguel), com o material produzido por filósofos, psicanalistas e poetas que transformam dor em palavras e teorias.
Duração:
30 minutos cada ciclo
[quantidade de ciclos realizados a se definir com a curadoria]
Espaço:
Área de convivência e trânsito de pessoas com vão livre de 50 m² para
montagem da cenografia.
Tempo de montagem e desmontagem:
1 dia
Necessidades técnicas:
TV 60 polegadas ou projetor
Divisor de ambientes de 3 metros de comprimento
Mesa e caixas de som


Histórico:
2020 – Aos Entes PRESENTE: Performance virtual intinerante realizada durante o primeiro ano de pandemia de COVID-19 no Brasil.
2021 – Aos Entes _ experiência interativa: Projeto selecionado para integrar o Núcleo de Direção da Escola Livre de Teatro de Santo André, coordenado por Luis Fernando Marques (LUBI).
2022 – Aos Entes: Ocupação 3C, Centro Cultural São Paulo, CCSP, São Paulo/SP.
Ficha Técnica:
Concepção, Roteiro e Performance: Rafael Costa
Produção e Direção de Arte: Fernando Gimenes
Orientação da Videoperformance: Luiz Fernando Marques (Lubi)
Interlocução Psicanalítica: Roberta Augusta Paravidini
Revisão de Texto: Beatriz Borges Pereira Reis
Costureira: Quitéria Faustino
Captação de vídeo e imagem da performance: Inspiração 6
Produção: Plataforma Estúdio de Produção Cultural
Realização: 3C – Plataforma de Pesquisa, Criação e Produção Cultural Antimanicomial