
3C
Plataforma de Pesquisa, Criação e Produção Cultural Antimanicomial
Fundada em 2017 na cidade de São Paulo/SP pelo artista e psicanalista Rafael Costa a 3C possui um comprometimento radical com os princípios da luta antimanicomial brasileira. A partir do embasamento teórico da analogia existente entre o fazer clínico psicanalítico e o fazer artístico, a 3C tem se destacado como um pólo de criações artísticas nas quais a Loucura não fica restrita a condição temática, mas também se afirma como instauradora de novos regimes estéticos.
Através de parcerias públicas e privadas a 3C realiza projetos junto a pessoas com experiência com a Loucura, Residências Artísticas, atividades formativas e criações antimanicomiais. Atualmente desenvolve os seguintes projetos clínico-artísticos: NÚCLEO DE CRIAÇÃO ANTIMANICOMIAL – NunCA, coletivo de criação e intervenção artística formado por pessoas com experiência com a Loucura (em parceria com o Centro Cultural São Paulo – CCSP); GRUPO ABERTO DE TEATRO, grupo clínico-artístico inserido como um dos dispositivos terapêuticos do Hospital-Dia A CASA (em parceria com o Instituto de Desenvolvimento e Pesquisa da Saúde Mental e Psicossocial A CASA – São Paulo/SP); CIRANDA NACIONAL DE TEATRO E SAÚDE MENTAL, composta de coletivos teatrais que atuam na interface teatro e saúde mental de todo o país; e, SALA AZUL, espaço continuado de formação em Arte e Saúde Mental (os dois últimos em parceria com a Plataforma Saúde em Cena, fundada pela atriz e diretora Juliana Saúde Barreto em Belo Horizonte/MG).


Histórico
Em 2024 a 3C participou do FESTIVAL DEI MATTI em Veneza/Itália como uma das representantes brasileiras de coletivos artísticos antimanicomiais. Em 2022 realizou a OCUPAÇÃO 3C no Centro Cultural São Paulo com a trilogia SOBRE A IMPOTÊNCIA E SEUS DESAFOROS composta pela performance OBSERVAR-SE PEDRAS [2019/2021/2022], a performance e videoperformance AOS ENTES [2021/2022] e a oficina-performance antimanicomial ASSENTO [2022/2024]. Em 2018-2019 realizou o espetáculo [ABSURDAS] em parceria com a SP Escola de Teatro, através de uma Residência Artística de mesmo nome, com temporada de estreia no Teatro Sérgio Cardoso em São Paulo. Entre 2017 e 2020 realizou o projeto de fazer teatral junto a artistas-pacientes em contextos psiquiátricos …O MUNDO É UM PALCO em parceria com o Sistema Núcleo de Saúde Mental (2017-2020).