
SALA AZUL é um espaço continuado de formação em Arte e Saúde Mental afetivamente pensado por Juliana Saúde Barreto e Rafael Costa a partir de suas trajetórias de cuidado e criação no campo da Saúde Mental. Através de cursos, supervisão, curadoria, elaboração e acompanhamento de projetos o nosso compromisso é com a transmissão dos saberes necessários para sustentar ações clínicas, artísticas e antimanicomiais.
Após a aula inaugural ministrada pela psicanalista Cristiane Barreto no dia 10 de fevereiro, a SALA AZUL abre as inscrições para o primeiro módulo da Temporada 2025, Arte e Saúde Mental. Através de 06 módulos independentes, mas que juntos compõem um caleidoscópio da temática abordada em cada temporada anual, a SALA AZUL tem o propósito de ser um espaço plural, aberto a diferença, com número limitado de participantes e com encontros ministrados por profissionais de todo o país. Todas as aulas são online e cada módulo é composto por quatro aulas.
O módulo que abre a Temporada Arte e Saúde Mental é Arte, Saúde Mental e Cidadania composto das seguintes aulas:
10/03: aula 1 _ Reforma Psiquiátrica e saúde mental: ANA MARTA LOBOSQUE / Belo Horizonte-MG.
Psiquiatra, doutora em filosofia, autora de vários livros e artigos na área da saúde mental, militante da luta antimanicomial, servidora aposentada da RAPS-SUS-BH.
17/03: aula 2 _ Política Pública: Arte como Saúde Mental: BÁRBARA BUZATTI / Recife-CE.
Possui graduação em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) – com Habilitação em Direção Teatral e licenciatura pela Faculdade Mozarteum de São Paulo (FAMOSP). Tem experiência na área de Artes, na Educação, com ênfase em Encenação e Atuação e interesse na pesquisa interdisciplinar das Artes Cênicas com o enlace da Psicanálise, da Filosofia, e da Saúde Mental. É mestra pela Universidade Federal Fluminense pelo Programa Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA). Atualmente está como gestora do primeiro Centro de Convivência da cidade do Recife e do Estado de Pernambuco, bem como, a primeira gestão-artista de um equipamento da saúde mental em território nacional.
24/03: aula 3 _ Espaços Clínico-artísticos: BEATRIZ AGUIRRE e SONIA FERRARI / São Paulo-SP.
Beatriz Aguirre
Psicóloga e psicanalista. Sócia fundadora e diretora do Instituto A CASA. Coordenadora e professora do curso de Formação de Terapeutas de Grupo e Analista Institucional do Instituto A CASA de 1983 a 1990. Supervisora clínica e institucional. Ocupa no Instituto o cargo de diretora clínica. Supervisiona diferentes equipamentos da Rede Pública de Saúde Mental. Participa ativamente da reforma psiquiátrica.
Sonia Ferrari
Terapeuta Ocupacional. Sócia fundadora e diretora do Instituto A CASA. Graduação em Terapia Ocupacional pela USP. Especialização no Método Terapia Ocupacional Dinâmica – CETO – e Especialização em Coordenação de Grupos e Análise Institucional – Instituto A CASA. Diretora do Centro de Especialidades em Terapia Ocupacional. Professora do Curso de Especialização no Método Terapia Ocupacional Dinâmica do Centro de Especialidades em Terapia Ocupacional. Supervisora de estágios de Graduação de Terapia Ocupacional da UFSCAR-SP, da UNIFESP-SP. Coordenadora do Aprimoramento na Clínica das Psicoses do Instituto A CASA.
31/03: aula 4 _ Teatro, Cidade e Política: RENATA BERENSTEIN / Salvador-BA.
Baiana, psicóloga, professora na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e diretora artística do grupo teatral Os Insênicos. Há 15 anos pesquisa as interseções entre teatro, saúde mental e práticas de cuidado. Também atua no Gerar, investigando economia solidária e saúde mental, promovendo reflexões sobre subjetividade, inclusão e luta antimanicomial.
– – –
SOBRE O FORMATO E HORÁRIO DAS AULAS:
As aulas acontecem sempre às segundas-feiras, online (via teams), das 20:00 às 21:30 horas.
INVESTIMENTO:
R$ 400,00 (via pix ou pix parcelado)
PROGRAMA DE AÇÃO AFIRMATIVA:
15% das vagas serão destinadas ao programa de ação afirmativa, isto é, programa de bolsas para estudantes e/ou profissionais negros, indígenas, pertencentes a comunidade LGBTQIA+ ou pessoas que se nomeiam a partir da sua experiência com a Loucura e que não conseguem por qualquer motivo arcar com o investimento do módulo.
Se você se localiza em um desses grupos e está neste contexto, entre em contato por email e coloque no assunto – PROGRAMA DE AÇÃO AFIRMATIVA.
INSCRIÇÃO:
De 15 fevereiro à 09 de março, ou até o preenchimento das 25 vagas disponibilizadas, pelo email projetosalaazul@gmail.com
PRÓXIMOS MÓDULOS…
Ainda no primeiro semestre de 2025 teremos o Módulo 2: Nomeações – Do diagnóstico ao acolhimento e criações em saúde mental (abril-maio/25) e o Módulo 3: Cinema, Loucura e AÇÃO: argumento, roteiro e processos de criação em Saúde Mental (junho/25).
SALA AZUL é um projeto da Plataforma Saúde em Cena e da 3C: Plataforma de pesquisa, criação e produção cultural antimanicomial.





